quinta-feira, 8 de março de 2018

Amor possessivo: Gothel e Bela Dama





O amor nem sempre é uma coisa boa, nem mesmo quando oferecido pelos deuses, afinal a paixão de Helena por Paris, desencadeada pela deusa Afrodite trouxe inúmeros infortúnios para gregos e troianos. Muitos foram os filhos que ficaram sem pais e esposas que se tornaram viúvas devido a esse amor.
Tratarei sobre o amor destrutivo, um amor que cuida, mas querendo prender e controlar o objeto amado, para tanto trago dois filmes de animação que retratam bem esse tema na personalidade de suas vilãs, ótimas vilãs preciso dizer. A primeira delas é Gothel do filme Enrolados, resumindo a história dessa personagem Gothel tem um passado desconhecido, mas sabemos que possuía conhecimentos de ervas medicinais e utilizava-se do poder magico de cura de uma flor desconhecida para manter-se eternamente jovem. Porem a flor magica é colhida pelos guardas do reino e dela é feito um chã e dado a rainha do reino que estava muito doente. Quando a rainha da a luz a uma criança, uma menina chamada Rapunzel, Gothel sequestra a menina pois o poder magico da flor havia sido passado para ela em seus cabelos que se tornam magicos.
Assim Gothel se isola com Rapunzel em uma torre e a mantém isolada do mundo com a justificativa de proteger a menina das pessoas ruins que cobiçariam seus poderes magicos. Gothel cuida de Rapunzel como uma filha sua tornando-se uma mãe super-protetora que conquista o amor e respeito de Rapunzel. A verdade porem é que era exatamente ela quem cobiçava os poderes da garota, mas acredito que Gothel nunca viu as coisas dessa forma e pensava no fato da filha lhe abençoar com seus poderes como um ato de amor, mesmo que isso significasse que deveria passar a vida sozinha em uma torre sem jamais ver o mundo exterior.
A segunda vilã é a Bela Dama da animação Coraline e o mundo secreto baseado na obra de Neil Gaiman de mesmo nome. A Bela Dama vive em um mundo conhecido como o Outro Mundo a qual pouco sabemos sobre ele apenas que existia antes da Bela Dama nele chegar. Ela seduz crianças a entrarem nesse mundo e se passa por suas mães mostrando-se uma pessoa amável, atenciosa e moldando o outro mundo para que pareça perfeito para a criança ao ponto de fazer um trato com a mesma prometendo-lhe em troca de seus olhos (que simbolizam a alma da criança) viver naquele mundo fantástico para sempre recebendo todo o amor e carinho da Bela Dama. Ao conseguir os olhos da criança ela costura botões em seu lugar e assim aprisiona a alma da criança impedindo-a de seguir para o céu ou para o inferno ou para qualquer lugar aonde a alma deveria ir. Ela precisa da energia da alma das crianças para se alimentar e por isso as seduz.
É exatamente isso que ela faz com Coraline, uma garota que acabara de se mudar para uma nova casa e se sentia sozinha e sem amigos, para piorar seus pais estavam sempre muito ocupados trabalhando e por isso ela se sentia ainda mais sozinha o que tornou a oferta da Bela Dama ainda mais sedutora para a pequena Coraline. Quero ressaltar um ponto importante que difere a animação de Coraline e o mundo secreto do livro escrito por Neil Gaiman. Na animação Bela Dama utiliza-se do amor mais como um meio para conseguir um fim. A impressão que passa é que esse amor é apenas um artificio para conseguir a alma da menina. No livro fica mais evidente que a vilã realmente ama Coraline e a quer para si, da mesma forma que amou as crianças que capturou antes dela. O amor, neste caso, não é apenas um meio, mas também o fim. É sincero, embora possessivo. Pela característica do amor ser mais forte no livro usarei esta versão como base para analise, embora ainda citarei, quando achar necessário, algumas diferenças entre livro e filme.
Apresentadas as personagens vamos falar um pouco sobre suas atitudes e motivações. Primeiramente percebamos que ambas são mães e logo pensamos que o que representa mais o amor e o cuidado é exatamente a figura materna. Justamente por isso elas são tão sedutoras e carismáticas, além do mais suas vitimas são crianças que carecem de amor e atenção. Coraline embora tenha uma boa família vive uma fase em que não recebe a devida atenção dos pais e não tem amigo algum para fazer-lhe companhia. Na animação ela encontra um garoto esquisito chamado Wybie que acaba se tornando um grande amigo, mas no livro nem essa amizade ela tem. Rapunzel se encontra em uma situação ainda mais dependente pois cresceu tendo Gothel como única referencia materna e também como única amiga e companheira. Assim a situação de Coraline e Rapunzel é bastante diferente, a primeira tem uma família e entrou em contato com a nova mãe a pouquissimo tempo, embora seja bem mais jovem (tem cerca de 12 anos) e por isso é mais fácil de ser manipulada. Já Rapunzel embora esteja na véspera de completar dezoito anos tem como único apoio a figura de Gothel e por isso é muito mais dependente dela.
Voltemos a falar das vilãs, os objetivos de ambas são na verdade o mesmo, tanto Gothel como a Bela Dama precisam do objeto de seu amor para proveito próprio, elas precisam continuar vivas e por isso mantêm suas “filhas” perto de si. É um amor egoísta e possessivo. Existe porem uma diferença entre ambas, Gothel tem apenas Rapunzel como filha e a criou desde a infância, seu amor é mais profundo embora continue sendo um amor egoísta, a Bela Dama já teve vários “filhos”, é mostrado em Coraline que a protagonista é a quarta criança seduzida pela vilã embora seja a única que conseguiu escapar, sendo assim a Bela Dama tem consciência maior de que seu amor não é tão puro, pois ela esquece das outras crianças com o tempo, deixa de ama-las, ou de se alimentar de suas almas, ou das duas coisas. Mesmo assim Bela Dama fecha os olhos para isso, ela crê que realmente ama cada criança e que esse amor será eterno. É isso que ela diz para convencer suas vitimas a lhes dar seus olhos e ela realmente acredita nessas palavras.
Uma engraçada coincidência é que ambas querem uma parte especifica de suas filhas, a Bela Dama quer os olhos de Coraline e Gothel os cabelos magicos de Rapunzel. Felizmente tanto Rapunzel quanto Coraline conseguem escapar das garras de suas mães/vilãs. Rapunzel encontra o amor de Flynn e descobre sua verdadeira família, já Coraline não só escapa do Outro Mundo como liberta a alma das outras crianças aprisionadas pela Bela Dama.
Acredito que a característica do amor que torna tanto Gothel como a Bela Dama vilãs tão fantásticas, elas possuem objetivos e motivações bem definidos e o fato de o amor ser o motivo de seus atos ruins as torna personagem complexas. Eu amo os vilões das histórias e acho que por isso tão difícil escolher qual o melhor vilão dos filmes de animação que assisti, mas com certeza essas duas, em especial a Bela Dama, estão na minha lista de vilões favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário